Cinco mitos e verdades sobre o tratamento das linhas de expressões faciais
Procedimento reduz linhas finas da pele
Você já ouviu falar sobre procedimentos estéticos minimamente invasivos? Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) mostram que, em 2021, mais de 17,5 milhões de procedimentos não cirúrgicos foram realizados em todo o mundo.
O tratamento para amenizar as rugas de expressões provocadas pelas contrações repetidas dos músculos faciais certamente é um dos mais conhecidos e com mais adeptos entre homens e mulheres de todas as faixas etárias: foram mais de sete milhões de procedimentos realizados ao redor do mundo no mesmo ano. E isso considerando apenas os tratamentos realizados por cirurgiões plásticos.
Vale lembrar que a aplicação do tratamento é feita por meio de uma agulha, geralmente bem fina, em áreas específicas, de acordo com a força muscular de cada pessoa, com o objetivo de reduzir as chamadas linhas de expressões dinâmicas desenvolvidas pela mímica facial – as mais comumente tratadas ficam na testa, entre as sobrancelhas e ao lado dos olhos.
Uma vez aplicada, a substância bloqueia a transmissão dos sinais nervosos aos músculos-alvo, reduzindo ou inibindo sua atividade, o que diminui as marcas indesejadas e ajuda a dar aquele ‘refresh’ no visual.
Junto à sua popularização, diversas dúvidas sobre o tema podem surgir. O cirurgião plástico Dr. Alexander Nassif, (CRM-MG 39.633 / RQE 25.200), esclarece alguns dos principais mitos e verdades sobre o tratamento:
VERDADE. Tanto a massagem quanto o uso de aparelhos faciais devem ser evitados logo após o procedimento, para evitar o deslocamento do produto pela manipulação.
2. É necessário um intervalo entre as aplicações
VERDADE. Cada caso é um caso, mas normalmente indica-se um intervalo de quatro meses, o descrito nas bulas dos produtos é que não se deve reaplicar em menos de 3 meses da última aplicação. O estilo de vida, e até o metabolismo de cada um, também podem interferir nesse tempo.
3. O efeito do tratamento pode ser visto imediatamente
MITO. O início do resultado é percebido, em geral, após 48h da aplicação e entre duas e três semanas costuma atingir seu efeito máximo, que não deve ser uma face paralisada e sem expressões. De acordo com o Dr. Nassif, o elegante é controlar as linhas de expressão mantendo nossas emoções em movimento.
4. Quem treina diariamente pode ter menor duração do produto
VERDADE. Músculos muito fortes e treinados podem voltar a se movimentar mais rapidamente após o tratamento. É como se pequenos estímulos para a contração já os deixassem muito ativados e fortes novamente. Essa interferência na durabilidade do efeito costuma ocorrer principalmente em atletas de alto rendimento.
5. É possível levantar as sobrancelhas
VERDADE. O tratamento pode arquear e até corrigir assimetrias das sobrancelhas. Um bom resultado de tratamento é aquele que respeita a essência de cada paciente, valoriza suas expressões, atenua linhas finas e ainda harmoniza a face.
Dr. Alexander Nassif
(CRM-MG 39.633 / RQE 25.200)